História e contexto atual

“Ele é a nossa paz”. Esta foi a premissa que inspirou D.Veremundo Tóth (OSB) a fundar o Movimento Pax, em 1990.

No entanto, nosso Movimento já existia, não com este nome e nem como ”Movimento”, desde aproximadamente 1975, momento no qual D.Emilio Jordan (OSB) era seu Dirigente Espiritual, sob a forma dos Encontros de Jovens com Cristo do Colégio Santo Américo.

Naquela época, meninos e meninas tinham datas diferentes para terem seus encontros com Cristo e a atuação dos jovens restringia-se ao próprio Encontro e seus desdobramentos – reuniões para discussões de temas formativos a respeito da Fé católica, ensaios de canto, preparação de monitores e coordenadores de grupo. Até meados dos anos 80, a estrutura foi mantida desta maneira, até que o próprio D. Emilio decidiu encerrar as atividades, devido à necessidade de se dedicar a outras funções do Mosteiro.

Após uma pausa de dois anos, já sob a batuta de D.Veremundo, alguns antigos “encontreiros” reiniciaram os Encontros, agora com um escopo maior, passando a incluir eventos de pós-encontro, pastorais e grupos de formação espiritual continuada.

Nasce, oficialmente, o Movimento PAX. O nome foi escolhido pelo próprio fundador e determinou o espírito norteador de nosso trabalho: D.Veremundo pregava a alegria como a maior força do cristão e a busca da paz, que excede a todo o entendimento, pois vem de Deus, como o ideal e objetivo de cada um de nós, membros do PAX.

O Movimento foi obtendo, aos poucos, uma abrangência cada vez maior.

Numa primeira fase, os Encontros eram destinados apenas a jovens adolescentes, na faixa dos 15 a 17 anos, provenientes de quaisquer colégios de São Paulo, desde que indicados por outro antigo “encontrista”.

Posteriormente, a demanda de participação de jovens já ingressos na faculdade fez necessária a adição dos Encontros de Universitários com Cristo ao calendário do Movimento. A realidade da vida universitária se mostrou um excelente campo e momento para a evangelização dos jovens ainda não iniciados na fé em Cristo.

Nesta fase, já pelo fim da década de 90, nosso Movimento passou a contar com uma estrutura mais formal. Um grupo de trabalho fixo organizava e coordenava as principais atividades, que abarcavam, além dos Encontros: campanhas de arrecadação de brinquedos, agasalhos e cestas básicas para as comunidades de Paraisópolis e Jardim Colombo, distribuição de “sopão” pelas ruas da cidade, serenatas de Natal, estudos bíblicos, preparação para o Sacramento da Crisma do Colégio e dos jovens de Paraisópolis, retiros e peregrinações a Santuários.

Em 1999, D.Veremundo, necessitando se dedicar mais atentamente a seu trabalho como pároco da Igreja de Nossa Senhora do Paraíso, junto à população carente da favela de Paraisópolis, passou o bastão a D.Geraldo González y Lima (OSB), nosso Dirigente Espiritual a partir daí até o ano de 2005.

Nesta nova fase, D.Geraldo se dedicou a realizar um projeto antigo de D.Veremundo, ainda não implementado: a criação das Decanias. Estas seriam pequenas comunidades, dentro da grande Comunidade Paxiana, divididas por idade ou momento de vida dos participantes, em que grupos de 10 a 12 jovens, casais ou adultos formados pelo Movimento, se reuniriam para estudar a Palavra de Deus, através da Lectio Divina – leitura meditada da Bíblia, que visa a uma reflexão orante dos ensinamentos de Jesus. A partir da formação destas comunidades, foi promovido todo um aprofundamento na Espiritualidade Beneditina, baseada na Regra de São Bento, Pai de toda a Comunidade Santo-americana.

Foi nesta época, também, que mais um público foi abarcado em nossos Encontros: o dos adultos, que mesmo já tendo até constituído família e carreira profissional, desejavam conhecer e se aproximar de Deus.

D.André Celis, nosso atual Dirigente Espiritual, desde então já fazia parte de nosso Movimento como Orientador Espiritual, auxiliando-nos a desvendar as mensagens da Regra de São Bento, aprofundar-nos nos ensinamentos do Cristo e preparando-nos para as palestras, discussões e grupos que ministrávamos.

Foi assim que, com a partida de D.Geraldo para Roma, nosso Movimento passou à liderança de D.André, sempre preocupado com a formação dos jovens e adepto da mesma filosofia de D.Veremundo, voltada a um viver alegre e solidário do ideal cristão.

Podemos, certamente, afirmar que o Movimento PAX só cresceu ao longo de toda sua trajetória, tendo recebido sábias contribuições de todos os quatro Dirigentes Espirituais que o encabeçaram, bem como das pessoas que por ele passaram e deixaram suas marcas.

Hoje em dia, possuímos centenas de membros ativos, crescendo na Fé e trabalhando para Deus, através de variadas possibilidades de atuação.

Além dos quatro Encontros anuais – dois para Jovens, um para Universitários e um para Adultos -, realizamos retiros, momentos de formação espiritual, campanhas para auxílio às populações carentes próximas ao Colégio e contamos com um Equipe de Pastoral que, em parceria com as Obras Sociais do Mosteiro São Geraldo e a CASA AZUL, realiza projetos de voluntariado contemplando a comunidade do Jardim Colombo: reforço escolar, aulas de violão, canto e dança, escolinha de futebol e cineclube, dentre outros.

O PAX tem uma característica especial: A VIDA EM COMUNIDADE, pautada num exercício alegre e fraterno do que é ser Cristão.

O que nos define é a cooperação mútua entre casais, adultos, adolescentes e jovens universitários, atuando lado a lado em prol de um mesmo ideal de Amor, alicerçado pelos ensinamentos de nosso pai São Bento e a confiança num Deus bondoso e compassivo que, através do exemplo de Jesus Cristo, apresenta o Caminho, a Verdade e a Vida aos quais devemos almejar. E esta mesma Vida é apresentada por nós aos jovens que nos vem procurar.

 

E-mail: movimentopax@movimentopax.org.br